Consultoria em Gestão Financeira

Fluxo de Caixa

Futuro conjunto de ingressos e desembolsos de recursos financeiros em um determinado período, com o objetivo de planejar e gerenciar o capital de giro no curto prazo e prever alternativas de investimento no longo prazo.

Planejamento e administração da alocação e captação dos recursos ao longo do tempo. Abordaremos toda a programação do seu orçamento, a racionalização dos gastos e a otimização dos seus investimentos. É um processo minucioso de administrar a renda da empresa, seus investimentos e patrimônios.

Diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia a sofrer uma serie de variações damos a sua empresa e imposição voluntária de regra, de controle, e dos pontos de verificação. Nisso ressaltamos a importância do processo de planejamento financeiro para a vida das mesmas. 

A partir desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sito o fator chave para o sucesso empresarial, contribuindo significantemente para que sua empresa obtenha êxito financeiro

 

Reestruturação do passivo financeiro

Reorganização da dívida e obrigações futuras, renegociação de contratos com instituições financeiras, fornecedores e governo, analise de linhas de financiamentos e créditos, readequação dos desembolsos a capacidade de geração de caixa da empresa.

 Diariamente você toma decisões para determinar as necessidades de recursos financeiros, se antecipar a possíveis problemas de fluxo de caixa, administrar o capital de giro, controlar as operações de contas a receber e a pagar, obter financiamento de forma adequada ao investimento planejado, analisar e adequar o ciclo operacional e financeiro, controlar custos fixos e variáveis, os estoques, etc.

Estas são as dificuldades rotineiras que temos detectado e em muitos casos, o principal gestor do negócio ou o administrador financeiro tem dificuldades em obter as informações que deseja para tomar a decisão certa, na hora certa.

Nossos produtos e serviços em consultoria para melhoria da gestão financeira propõem o desenvolvimento, readequação e implementação de ferramentas de apoio a decisão adequados ao tamanho e capacidade de gerir informações de seu negócio, baseado nas seguintes linhas de ação:

Uma organização deve ser gerenciada, quanto aos seus aspectos econômicos e financeiros, por meio de indicadores de desempenho relacionados aos aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do seu negócio, ou que garantem a sua saúde financeira.

Dentro da análise financeira de uma empresa esta é a etapa mais importante: o cálculo e o estudo dos índices de desempenho, fornecendo ao gestor informações que permitem realizar o acompanhamento da situação financeira e econômica da empresa em qualquer momento.

Por meio destes indicadores financeiros é possível tomar as decisões gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o desempenho dos negócios no âmbito financeiro.

Nossa equipe de consultores desenvolve e implementa Sistemas de Indicadores de Performance, sob medida atentos aos aspectos econômicos-financeiros:

Propomos a consultoria para desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho financeiro, sob medida, com a utilização de ferramentas interativas e fáceis de usar, que podem ser colocadas em prática num curto espaço de tempo, atendendo a necessidade dos administradores em seu processo de tomada de decisão.

Em nossa proposta classificamos os indicadores de resultado econômico-financeiros da organização em grupos, com os seguintes enfoques:

  • Estrutura — Indicadores que possibilitam a análise da estrutura de capitais. De um modo geral a tendência favorável refere-se a valores decrescentes com o tempo;
  • Liquidez – Indicadores que possibilitam a análise da capacidade de pagamento de dívidas. De um modo geral a tendência favorável refere-se a valores crescentes com o tempo;
  • Atividade – Indicadores que possibilitam a análise do nível de atividade da organização. Tendências favoráveis poderão ser crescentes ou decrescentes em função do indicador.
  • Rentabilidade – Indicadores que possibilitam a análise da rentabilidade das operações - retorno em relação ao patrimônio líquido contábil, ativo total contábil etc. De um modo geral, a tendência favorável refere-se a valores crescentes com o tempo.